BALANCEAMENTO EM CAMPO

O Serviço de Balanceamento Dinâmico de Rotores “em campo” utiliza a técnica de coeficientes de influência para estabelecer a relação matricial entre a vibração do rotor sobre seus próprios suportes e o desequilíbrio residual por excentricidade de massa sobre o centro de rotação.
A técnica de balanceamento dinâmico em campo é aplicada em rotores de cilindros, exaustores, pás de ventiladores, acoplamentos, assim como também em rotores de acesso fechado com pratos de compensação pré-instalados, como bombas verticais, turbinas, etc.
O equipamento utilizado no balanceamento dinâmico de rotores em campo é portátil e composto por um software interno que calcula a quantidade de massa a ser adicionada ou removida e a sua posição no rotor.
Principais Vantagens:
– Evita fadiga da estrutura;
– Economia na desmontagem do equipamento;
– Não necessita de mobilização e desmobilização de grandes componentes (facilidade de transporte);
– Redução dos níveis de vibração;
– Pode ser facilmente realizado em locais de difícil acesso;
– Aumento da vida útil do equipamento, melhorando as condições de funcionamento da máquina;
– Economia nos custos de manutenção.

A redução do tempo de parada é um fator muito importante quando se compara o balanceamento dinâmico realizado em campo e o balanceamento de eixos tradicional, pois não é necessário desmontar a máquina para realização dos trabalhos. As condições de execução são as mais variáveis possíveis, pois o balanceamento dinâmico industrial é realizado na estação de trabalho e utilizando-se indicadores de vibração nos mancais, sistema de acionamento e base da própria máquina para definir se há ou não a necessidade do serviço ser realizado.